Você conhece os diferentes tipos de cirurgia na mama?

As cirurgias na mama são cada vez mais comuns entre mulheres e até mesmo homens que procuram aprimorar o seu corpo, tanto no aspecto estético como de saúde. Existem diferentes tipos de cirurgia na mama, de acordo com cada situação e a necessidade do indivíduo. Conheça alguns dos principais.

1. Mamoplastia de aumento

A mamoplastia é a cirurgia de mama mais comum e mais conhecida, especialmente quando é a opção para o aumento dos seios. É uma das cirurgias mais procuradas pelas mulheres. Seu efeito na autoestima e na qualidade de vida é bem reconhecido e positivo.

Além de ser bem comum entre mulheres que não estão completamente satisfeitas com o tamanho dos seios, é feita também após a amamentação, quando pode ser perdido um pouco de volume.

Normalmente, essa cirurgia é recomendada a partir dos 18 anos, que é quando o seio está completamente desenvolvido. São colocadas próteses de silicone, tanto acima ou abaixo do músculo, de modo a aumentar o volume dos seios, de acordo com o desejo da mulher e a opinião do médico, que ajudará a encontrar a proporção ideal.

2. Mamoplastia de redução

A mamoplastia de redução é muito parecida com a de aumento, só que no sentido oposto. Essa opção é procurada por mulheres que precisam de uma redução, seja por desproporção em relação ao resto do corpo, ou porque o peso excessivo dos seios pode gerar certo incômodo. Na cirurgia, o excesso de gordura e pele é removido, até que se atinja o tamanho ideal.

Também é a opção mais procurada por homens que sofrem de ginecomastia. Esse fenômeno ocorre quando há um acúmulo de tecido mamário, dando a aparência de um seio pequeno.

3. Mastopexia

A mastopexia, ou o lifting da mama, é a denominação da cirurgia para levantar os seios. Também muito procurada, essa opção visa recuperar mamas caídas, seja pelo processo natural da idade ou por processos como emagrecimento e amamentação.

Nesses casos, o cirurgião levantará a mama, retirará um pouco do excesso de pele e dará uma “esticada” no seio, de maneira parecida com o lifting facial. Para dar um aspecto ainda melhor, essa opção costuma ser acompanhada de uso de implantes de silicone.

4. Reconstrução do seio

Diferente das outras cirurgias na mama, a cirurgia de reconstrução de seio costuma ser consequência de um problema de saúde e não somente da vontade da mulher.

Na maioria dos casos, é feita em mulheres que tiveram parte da mama removida por motivo de câncer. Nesses casos, a cirurgia altera a forma, o tamanho e a aparência da mama.

É combinada com a mamoplastia contralateral para produzir um resultado ainda melhor. Pode ser realizada, também, para modificar certos componentes da mama, como a aréola e os mamilos, se houver uma diferença simétrica muito grande entre eles.

Seja qual for o motivo ou a opção, a cirurgia na mama é uma ótima forma de aumentar a autoestima e qualidade de vida.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto.

Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em Campo Grande!

Quer marcar uma consulta comigo?

Entre em contato pelo telefone 67 | 3042-8189

Me Acompanhe nas Mídias Sociais

Instagram: DR Marcio Belini

Facebook: Dr Marcio Belini

Artigos Relacionados