Quais os riscos da Cirurgia Plástica?

Todos os tipos de procedimentos cirúrgicos, por mais simples que sejam, apresentam algum tipo de risco para o paciente, uma vez que há uma interferência direta no organismo, gerando assim um tipo de reação que pode ser pequena e imperceptível ou maior, quando ocorrem os problemas decorrentes da cirurgia.

Assim, as cirurgias plásticas também possuem alguns riscos, a exemplo de todos os demais tipos de procedimentos cirúrgicos. No entanto, graças a toda segurança oferecida pelos profissionais da área, as complicações são cada vez mais incomuns, limitando-se a problemas simples e de fácil correção.

Continue a leitura e confira a seguir quais são os principais riscos de uma cirurgia plástica!

Hematomas

Os hematomas são uma das complicações mais comuns e mais simples que podem surgir após as cirurgias plásticas, originando-se após o acúmulo de sangue em uma determinada área do corpo, podendo, então, ser causado pela cirurgia. É possível também que os hematomas sejam acompanhados de dor e inchaço.

O tratamento desses hematomas é bastante simples e pode ser feito com a aplicação de gelo ou medicamentos tópicos indicados pelo médico responsável. Caso ele não se resolva com  essa técnica simples, daí pode ser utilizado outros métodos incluindo drenagem pelo próprio médico assistente.

Abertura dos pontos

Outro risco bastante comum da cirurgia plástica é que após o procedimento, no período de recuperação, os pontos da cirurgia se abram, causando uma lesão na região que sofreu a sutura durante a cirurgia.

Esse tipo de complicação ocorre, em geral, quando são realizadas atividades e exercícios físicos que forçam a região operada. Isto pode fazer com que as cicatrizes sejam maiores após a recuperação, além de aumentar o período de repouso necessário no pós-operatório.

Perda da sensibilidade

Encarado como um dos maiores riscos da cirurgia plástica, a perda de sensibilidade consiste na falta de qualquer reação ao toque na região que passou pelo procedimento. A falta de sensibilidade é comum nos dias posteriores à cirurgia, mas o corpo volta a apresentar a sensibilidade de forma gradual posteriormente.

Assim, dificilmente a perda de sensibilidade causada pela cirurgia plástica se torna permanente, não representando um risco muito alto para os pacientes desse tipo de cirurgia.

Infecções e rejeições de próteses

As infecções são outro risco da realização de uma cirurgia plástica, que podem ocorrer em qualquer tipo de procedimento cirúrgico. Esse problema pode causar, entre outros sintomas, inchaços, dores, febres e a presença de pus.

A infecção pode ser originada em diferentes regiões, como em torno da cicatriz, ou ainda na região interna do corpo, na área onde foi realizada a cirurgia plástica.

Além disso, pode acontecer ainda a rejeição do organismo à prótese implantada no corpo durante a cirurgia plástica, como nos casos de implantes de silicone em cirurgias de mamoplastia.

Em geral, o tratamento de infecções é realizado com o uso de medicamentos que devem ser indicados pelo cirurgião responsável. Já a rejeição à prótese deve ser avaliada pelo médico assistente para que se possa definir o melhor tratamento.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto.

Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em Campo Grande!

Quer marcar uma consulta comigo?

Entre em contato pelo telefone 67 | 3042-8189

Me Acompanhe nas Mídias Sociais

Instagram: DR Marcio Belini

Facebook: Dr Marcio Belini

Artigos Relacionados